Crepúsculo - Resumo

Isabella Swan é uma rapariga um pouco diferente das outras da sua idade, na medida em que nunca se sentiu integrada, apesar de viver na enorme e solarenga cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Após os seus pais se terem divorciado, a mãe de Bella volta a casar-se e o seu marido precisa de viajar com muita regularidade, o que faz com que Renée (mãe de Bella) tenha de escolher entre acompanhá-lo ou ficar com a filha.

Bella toma então a decisão de ir viver com o seu pai para a minúscula e chuvosa cidade de Forks, Washington. É algo que faz contra a sua vontade, mas para o bem da mãe.

Bella pensava que este novo sítio onde estava a recomeçar a sua vida não lhe traria nada de bom, mas depressa se dá conta do quão enganada estava. Na sua nova escola, para além de fazer alguns amigos, conhece um misterioso grupo do qual um dos cinco elementos iria mudar a sua vida para sempre. Esse elemento é Edward Cullen, um rapaz de uma beleza extraordinária, assim como a dos seus irmãos e irmãs (os outros quatro elementos). Bella apaixona-se por Edward e o mesmo acontece com ele.

No entanto, Edward e a sua família têm um segredo obscuro – são vampiros. Bella, sendo a rapariga diferente que é, quando descobre, não reage como seria de esperar; ela aceita os factos e constrói uma relação com Edward e com os outros membros da família dele, enquanto que Edward, apesar de não beber sangue humano (nem a sua família) luta a todo o custo contra apelo do sangue de Bella, que tem um cheiro muito mais forte para ele do que para os outros vampiros.

Todavia, à medida que a relação destes avança, os perigos de namorar com um vampiro começam a vir ao de cima. Bella é perseguida por James, um sádico e letal vampiro que chega até a morder-lhe o braço e a partir-lhe diversos ossos, levando-a quase à morte.

Felizmente, Edward e os restantes (incluindo os seus pais adoptivos, Carlisle e Esme) chegam a tempo e Edward suga-lhe o veneno do corpo – resistindo ao impulso de lhe sugar o sangue – salvando-a.